Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/09/21 às 15h46 - Atualizado em 15/09/21 às 15h50

Programa Renova-DF chega a Arniqueira e São Sebastião

COMPARTILHAR

Em reunião com administradores, governador Ibaneis Rocha anuncia cerca de 700 aprendizes para reformar equipamentos públicos nas duas cidades

 

RAFAEL SECUNHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: CHICO NETO

 

Os 33 administradores regionais, secretários de governo e coordenadores de obras do DF se reuniram na tarde desta terça-feira (14), no Salão Nobre do Palácio do Buriti. O encontro foi marcado para avaliar os serviços de manutenção e de infraestrutura nas cidades, assim como debater os próximos passos do Renova-DF, programa de capacitação profissional que reformou mais de 90 equipamentos públicos nos três últimos meses em Samambaia e Ceilândia.

 

“Existe o reconhecimento da população de que Brasília mudou. Temos hoje uma cidade bem-cuidada e vamos continuar trabalhando com força para melhorar ainda mais”, avaliou o governador Ibaneis Rocha, que participou da reunião. Segundo ele, até o fim deste mês, mais duas regiões administrativas (RAs) vão receber os serviços do Renova-DF: Arniqueira e São Sebastião. Cerca de 700 aprendizes se dividirão entre os dois locais para tocar as reformas.

 

O governador elogiou o trabalho feito nas cidades. Além das obras tocadas pelos aprendizes, ele citou serviços de poda, limpeza e a construção de calçadas, reforçando a necessidade de as RAs prosseguirem com o serviço de tapa-buracos. “São ações que melhoram a qualidade de vida da população, e nosso governo quer avançar cada vez mais nisso. Precisamos oferecer à população o melhor do serviço público e com qualidade”, pontuou.

 

O secretário de Governo, José Humberto Pires, apresentou o balanço do Renova-DF aos administradores. Foram reformados mais de 90 equipamentos públicos, como praças, quadras poliesportivas, estacionamentos e estádios em Ceilândia e Samambaia. Nas duas cidades, cerca de 800 alunos aprenderam ofícios voltados à construção civil, como práticas de pedreiro, jardinagem, serralheria e pintura de estruturas.

 

“Vamos a cada mês expandir o Renova-DF para as outras cidades. O retorno dado pela população é excelente”, destacou Pires. Em outubro, há a previsão de que até oito cidades sejam contempladas. Em São Sebastião, o programa chega no próximo dia 21, o que já gera expectativa por parte do gestor da cidade. “O programa já demonstrou que é um sucesso, e temos muitos locais públicos para recuperar por lá”, observou o administrador de São Sebastião, Allan Valim. “Fizemos um levantamento preliminar para encaminhar à Secretaria de Trabalho.

 

Temos praças, quadras de esportes, pontos de encontro comunitário [PECs] e até o nosso Skate Park que precisam de reparos”, emendou.

 

Audiências para revisão do Pdot

 

Outro ponto discutido com os administradores regionais foi a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, reforçou que no início de outubro se iniciam as oficinas temáticas com a participação da comunidade.

 

Nessas reuniões, com a presença de técnicos da pasta, são ouvidos os pleitos da comunidade sobre diversos temas como habitação, mobilidade e regularização fundiárias. Dessa forma, a sociedade civil auxilia na construção do plano diretor. “Esse engajamento com a comunidade é fundamental no momento. Nessas oficinas, vamos receber os anseios, os pleitos dos moradores em geral”, explicou o secretário.

 

Fonte: Agência Brasília