24/08/21 às 9h26 - Atualizado em 25/08/21 às 17h31

Perfil do Subsecretário de Articulação Federal

Daniel Lopes Amaral é graduado em Direito com cursos complementares na área de acompanhamento legislativo, processo orçamentário, direito do estado e gestão pública.

Ao longo de mais de 15 anos de carreira no setor público, Daniel ocupou diversos cargos relacionados à assessoria parlamentar, com ênfase no processo orçamentário, tendo assessorado diretamente seis Ministros de Estado. Atuou diretamente na articulação política e orçamentária entre ministérios, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Presidência da República. Como Chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante a gestão do Ministro Blairo Maggi, obteve resultados importantes na formação das estratégias de articulação política para expansão orçamentária bem como na execução dos recursos, auxiliando diretamente na gestão do Ministro.

Atualmente, exerce a função de Subsecretário de Articulação Federal, da Secretaria de Estado de Relações Institucionais do Governo do Distrito Federal. Desde 2019, a Subsecretaria subsidia o Secretário de Estado com informações técnicas necessárias para o desempenho de suas atribuições voltadas aos Deputados Federais, Senadores e demais órgãos do Governo Federal.